Alunos SESI são destaque no FIRST Championship

Alunos SESI são destaque no FIRST Championship
Foto: Izabela Lopes Giannetti Horta

Equipe Atombot, da Escola SESI São João del-Rei, é premiada por Excelência de Engenharia

A equipe de robótica Atombot, da Escola SESI São João del-Rei, conquistou o 1º lugar na categoria Excelência de Engenharia e a 5ª colocação geral no Desempenho do Robô no FIRST Championship, torneio mundial de robótica educacional. O evento foi realizado em Houston, nos Estados Unidos, entre os dias 20 e 23 de abril.

"A participação do FIRST Championship é o resultado de um ano de trabalho e de dedicação da Atombot", afirma Izabela Lopes Giannetti Horta, analista de Projetos Educacionais do SESI-MG e coordenadora estadual de Robótica. "Todo esse envolvimento dos alunos culminou com a experiência e oportunidade de vivenciar a 'copa do mundo' da robótica. Foi uma experiência emocionante! O brilho nos olhos dos alunos é indescritível!", ressaltou.

Foto: Izabela Lopes Giannetti Horta

A competição internacional reuniu 108 equipes e foi marcada pela cordialidade e bom relacionamento entre os participantes, comportamentos que refletem os valores do torneio e que são premiados pela organização. Júlia Meneses, 12 anos, e Estela Terzi, 14 anos, da Atombot, receberam bottons Woodie Flowers. O item, que tem edição limitada, é entregue aos participantes que são destaques em valores da FIRST, como o trabalho em equipe, empatia e competição amigável. 

Foto: Izabela Lopes Giannetti Horta

"É um bottom que precisa ser conquistado, pois é um core values", conta Terzi, pontuando, que antes da competição ela e Meneses cumprimentaram as demais equipes e desejaram boa sorte. "Também fomos até a mesa do SESI CLP e falamos: 'vai dar Brasil!'", relembra a estudante.

Atombot

Com nome inspirado no robô do filme Gigantes de Aço, a equipe da Escola SESI Dom Bosco, em São João Del Rei, foi criada em 2013. De lá para cá, vários estudantes passaram pelo time, que teve um amadurecimento gradual e ganhou projeção internacional em 2019, no Open da Austrália. No ano passado, foram 2º lugar no Champion’s Award do Festival SESI de Robótica.

A formação atual tem cinco integrantes, que estarão em Houston: Pedro Cordovil, 13 anos; Herbert Campos, 16; Miguel Queiroz, 14; Julia Meneses, 12; e Estela Terzi, 14.

Os técnicos são Paulo de Tharso e Isabella Guedes.

Prêmios internacionais:
- Open da Austrália: 1º lugar em Apresentação de Projeto de Inovação.

Informa Equipe Portal Guim@online - A gente conecta você!