Como fazer pimenta em conserva: veja como é simples e prático fazer com essa receitinha da vovó

Como fazer pimenta em conserva: veja como é simples e prático fazer com essa receitinha da vovó
Reprodução Canva

Produzir a própria pimenta em conserva garante um toque a mais de sabor, além de ser uma tarefa simples e muito econômica

Ao adotar as dicas de como fazer pimenta em conserva em casa, você também reúne muitos benefícios em um só pote. Afinal, as pimentas são boas estimulantes para a saúde quando utilizadas na medida certa. Entre os principais benefícios, estão questões como alívio de dores, a partir da liberação de hormônios do prazer para o cérebro, estímulo ao processo de digestão, ação anti-inflamatória e até aumento da libido. Como podemos ver, são vantagens bastante atrativas.

Passo a passo sobre como fazer pimenta em conserva

Embora seja possível utilizar diferentes espécies de pimenta na preparação da conserva, hoje nós temos a pimenta biquinho como ótimo exemplo. Afinal, ela é bastante versátil, o que dá um leque de possibilidades bastante interessante. E essa é a opção ideal para quem prefere um gosto mais suave e muito saboroso.

Para fazer a pimenta biquinho em conserva são necessários ingredientes bastante simples. Por óbvio, são:

  • 1/4 xícara de açúcar;
  • 1/4 xícara de água;
  • 200 gramas de pimenta biquinho;
  • 1 dente de alho cortado ao meio;
  • 1 folha de louro.
  • Vinagre de álcool o suficiente para completar o vidro.

A fim de complementar o sabor, você também pode acrescentar alguns oitros ingredientes. Bons exemplos são: ramos de tomilho, sementes de coentro, pimenta preta em grãos e, quem sabe, um pouco de orégano fresco.

Processo de preparo

Assim como os ingredientes, o processo de preparação também é muito simples. E, ele começa com a retirada dos talinhos, lavagem e secagem das pimentas. Em seguida, você já pode acondicioná-las no pote esterilizado. Caso tenha optado pelo tomilho, essa é uma boa hora de acrescentar ao vidro.

Enquanto isso, faz parte de como fazer pimenta em conserva preparar a solução em uma panela pequena à parte. Nela, você deve colocar o açúcar, a água, o alho, as folhas de louro, o coentro e a pimenta preta. Em seguida, eles devem ferver juntos até que o açúcar se dissolva. Com o líquido pronto, basta despejá-lo sobre as pimentas já no pote em uma proporção de 3/4. Agora, é hora completar com sal a gosto e com o vinagre de álcool.

 Élia Meireles 

Fonte: TN - Blog CasaAgro

Informa Equipe Portal Guim@online - A gente conecta você!