Como plantar pé de limão em vasos: aprenda a cultivar e veja passo a passo do plantio

Como plantar pé de limão em vasos: aprenda a cultivar e veja passo a passo do plantio
Como plantar pé de limão em vasos - Reprodução do Canva

O cultivo do limoeiro não requer muito espaço e é mais simples do que parece

Já pensou em cultivar limão na sua varanda ou no seu quintal? Pois assim, poderá colher a fruta fresquinha para preparar uma limonada refrescante. Por isso, hoje, 14 de novembro, o blog Casa & Agro do site Tecno Notícias, traz um passo a passo de como plantar pé de limão em vasos.

O cultivo do limoeiro não requer muito espaço e é mais simples do que parece. Apesar de ser uma árvore grande, fica muito adaptável em pequenos locais. Então, preparamos essa matéria com dicas de como plantar pé de limão em vasos. Fique até o final e confira.

Aprenda como plantar pé de limão em vasos

Os pés de limões podem ser plantados através de sementes ou mudas. O limoeiro é uma árvore frutífera rústica, que pode ser facilmente cultivada em pomares, quintais e também em vasos, desde que receba os cuidados apropriados. 

Passo a passo do plantio

Entre as frutíferas, o limão não é o mais exigente em relação ao solo, e se desenvolve bem em diferentes condições. O mais indicado é que seja um solo leve e profundo.

Portanto, selecione um vaso de no mínimo 80 cm x 70 cm de altura ou com uma capacidade de 25 litros. O recipiente deve permitir que as raízes e que o caule da planta se desenvolva de maneira confortável.

Forre o vaso com uma tela mosquiteira coberta pedra cinasita ou brita e uma manta bidim. Coloque de 2 cm a 3 cm de areia bem grossa em cima da manta. Em seguida, acrescente um substrato composto por 30% de massa vegetal, 20% de areia grossa e 50% de terra de boa qualidade.

 Abra um buraco no centro do vaso, coloque a muda de limão e cubra com mais terra para plantar. Na hora em que for plantar a muda da fruta, é necessário tomar cuidado para não cobrir o colo da planta, ou seja, a base antes da raiz. Isso porque o colo necessita ficar exposto para que haja um bom desenvolvimento do vegetal. Faça a primeira rega e somente regue outra vez quando perceber que a terra encontra-se seca.

Como plantar pé de limão em vasos – Reprodução do Canva

Dicas após o plantio

Quando a planta alcançar 10 cm, está na hora de fazer o transplante para um vaso maior. Escolha um modelo com cerca de 100 litros. Então, coloque 50% de terra vermelha e 50% de areia. Complete a mistura com húmus para manter o limoeiro sempre saudável.

Não se esqueça de fazer uma camada de drenagem ao fundo do vaso, de maneira a evitar o apodrecimento da raiz. Basta usar argila expandida ou cascalho de telha e uma manta. Mantenha o vaso próximo a janelas ou na varanda. O espaço deve ser arejado e bem iluminado por, pelo menos, seis horas diárias.

Regue seu limoeiro três vezes na semana. Em períodos mais quentes, verifique se o solo está seco e aumente a frequência das regas. A adubação é um ponto vital para o crescimento da sua árvore. Por isso, use adubos ricos em fósforo uma vez ao mês, para repor todos os nutrientes com frequência.

Viu como é simples o processo de como plantar pé limão em vasos? Agora que você já tem o passo a passo, é só começar a cultivar o seu.

 Por Luana Moraes

Fonte: CasaAgro

Informa Equipe Portal Guim@online - A gente conecta você!