PROPÓSITO

PROPÓSITO

Um luxo pra poucos ou um propósito universal?

O propósito de vida tornou-se hoje o ‘fetiche’ da modernidade e da geração Y. Fala-se muito em propósito e missão, sem se entender, de fato, o que esses termos realmente significam. Assim cria-se mais insegurança, incerteza e angústia relacionada ao tema. Sabe-se que mais da metade das pessoas no mundo moderno trabalham em algo que não gostam e não se sentem engajada num trabalho que traga significado em suas vidas. Isso demanda muita energia, envolvendo também muito desgaste e stress, gerando ansiedade e levando também a uma série de doenças psicossomáticas.

E aí reside a importância de se saber claramente qual é o seu propósito de vida: ganhar maior motivação, energia e entusiasmo, maior resiliência, maior inteligência emocional e estabilidade, maior satisfação e gratificação; mas, sobretudo, ter senso de pertencimento, direção e sentido de vida.

Antes de mais nada é preciso entender que tudo que você estiver fazendo é preciso que seja feito com clareza sobre aonde você quer chegar, qual é seu objetivo especifico, ainda que não seja, no momento, o seu Propósito Essencial de Vida, mas que seja feito de todo coração e com um propósito especifico- um ‘’proposito degrau”, que poderíamos chamar de Propósito Momentâneo.

Exemplo: o rapaz ‘está’ frentista, visando pagar seus estudos em Direito. Estar frentista é o meio que ele encontrou através do qual ele realiza o Proposito Momentâneo de conseguir recursos financeiros pra custear a faculdade de Direito. E a faculdade é também outro meio através do qual ele atingirá seu Propósito Maior que é ser Advogado. Por trás deste propósito talvez ainda esteja um outro ainda mais basilar, que seria buscar uma sociedade mais justa- esse chamaríamos de Propósito Essencial.

Descobrir a missão de vida, o Propósito Essencial é uma das necessidades mais básicas do ser humano e não prerrogativa de alguns poucos ‘iluminados’... Porém, isso exigirá de nós muito autoconhecimento e auto observação. Precisamos avaliar nossos gostos, interesses, hobbies, afetos, hábitos, ambições, desejos e valores. Precisamos observar também nossos modos de pensar, agir e ser. Partindo pra um aspecto mais técnico precisaremos avaliar alguns pontos. Reserve um tempo pra esta reflexão, pegue um caderno e escreva, respondendo com toda honestidade:

  1. Quem sou eu?

Não me refiro ao seu nome, RG ou profissão. Quero saber quem você é lá na essência, no mais profundo do coração. Saiba que, o que você almeja ser, você, de fato já é, no seu interior. Observe isso com atenção e discirna...

  1. Quais são os assuntos que atraem fortemente sua curiosidade, atenção e estudo?
  2. Que problema você adoraria poder resolver no mundo?
  3. Quais são suas maiores e melhores habilidades?
  4. O que você tem de diferencial e singular pra apresentar ao mundo?
  5. Quais são os pilares da sua visão de mundo, seus valores e princípios?
  6. Quais são meus “pontos fracos”- melhor dizendo, Pontos de Melhoria?
  7. Que legado você pretende deixar?
  8. Que mensagem o seu dom carrega?

É importantíssimo que você esteja atento a tudo o que viveu e tem vivido e como seu trabalho tem impactado sua vida pessoal, profissional, familiar e social. Esteja atento a insights e sempre aberto a romper com padrões de mentalidade que já não são adequados à sua realidade atual, percebendo coisas que já não fazem mais sentido e abrindo-se a novas mudanças e oportunidades. Ande com pessoas que sabem o que querem da vida e que tenham visão clara do seu propósito pessoal e social. Estude e questione-se sempre. Determine alvos e metas plausíveis e desafiadoras, sempre entendendo que toda mudança tem seu processo, assim como todo propósito também o tem e vai requerer de cada um de nós os 3 P’s essenciais a qualquer realização sustentável: paciência, persistência e perseverança.

Vamos caminhar juntos. Descubra seu propósito. Há algo reservado exclusivamente para que você execute. Realize-o. Contribua. Distribua felicidade e seja feliz!

Grande abraço. Sucesso e Paz!

Por Dário de Carvalho – Mentor de Vida, Carreira e Propósito

Informa Equipe Portal Guim@online - A gente conecta você!